Saiba o que é o Dharma e o Karma
- Dodo
- 28 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Palavras de origem indianas, provêm da língua indiana antiga (sânscrito).
O que é o DHARMA?
Defenido como o caminho da verdade e lei natural, o Dharma domina a lei religiosa e moral, controla o comportamento dos indivíduos como o propósito de vida ou a nossa missão na terra. É seguir rumo ao caminho indicado pelo universo, uma virtude, a maneira certa de viver, pois aquele que segue seu Dharma encontra a paz e fluidez em sua vida, realiza suas ações com graça, beleza e naturalidade, assim como o ato de respirar.
O dharma de um indivíduo é tradicionalmente determinado pelo karma passado, diz-se que todos os seres devem aceitar seu dharma para que a ordem e a harmonia existam no mundo.
Na religião Budista Dharma significa bênção ou recompensa, concedidas por merecimento e bom comportamento.
O que é o KARMA?
Karma significa literalmente “ação”.
De acordo com a crença indiana que acredita na reencarnação, o Karma pode durar mais de uma vida e os acontecimentos na vida de cada pessoa são consequências de ações de vidas passadas.
O Karma determina se estamos próximos ou longe do nosso Dharma, nossa missão no mundo e propósito de vida. Funciona como uma lei universal de causa e efeito sobre os comportamentos individuais, sendo que para cada ação praticada em vida, haverá uma reação gerada pelo universo. É através dele recebemos as consequências das nossas ações, não em forma de punição, mas como um simples resultado da decisão tomada.
Daí sermos responsáveis pelas consequências dos nossos actos, arcar e conviver com as escolhas que fizemos. “Quem pratica o mal, receberá o mal de volta na mesma intensidade, quem pratica o bem, receberá o bem de volta na mesma intensidade ”.
Há Karma de comunicação à volta de várias vidas. Vidas que julgam os outros, difamam os outros, que falam mal de tudo e todos, vidas que podem devastar alguém que elas não gostam e estas vidas vão ficar nessa energia sem evolução. Se anteriormente agiu desta forma, você estará nesta vida com bloqueios a nível de comunicação. Logo tem de se esforçar mais comunicar bem ou até aprender a ouvir o outro. Porque senão irá voltar com este Karma novamente.
Não se esqueça temos livre arbítrio, portanto assumimos as rédeas do nosso destino, iluminando ou não as nossas escolhas.
Infelizmente o ser humano tem um ego um pouco egoísta, ou seja, um ego que o impossibilita ver e agir mais além, acabando por ter agir com o outro da forma que ele não gostaria que agisse com ele.
“Usamos as dádivas de vida de forma insensata, levamos uma vida de angústias sem admitir que agimos mal contra o caminho da luz, o sentimento de frustração é imediato, diferente da paz que se encontra ao aceitar suas atitudes”.
Mas o Karma não sinonimo de negativo.
Mas que posso fazer?
Não faça ao outro o que você não gostaria que fizessem para você.
Use a Consciência
Pois sem ela, nada sabe. Quem não tem consciência daquilo que é irá gerar em si más atitudes e vai carregar mau Karma.
Foque na sua autotransformação e não só no autoconhecimento, “porque aquele às vezes que está na sombra nem sabe, ele nem acha que aquilo é errado”.
O Karma e o Dharma são duas partes de um mesmo conceito e que estão intimamente ligados à interferência sobre o destino de um indivíduo.
Comments